segunda-feira, 7 de maio de 2012

PALESTRA HOSPITAL SÃO LUCAS - ABRIL 2012

Em 18/04, no auditório da Rua Constante Ramos, nº 173 / 9º andar, houve a palestra do clínico geral Dr. Márcio Korn sobre o tema “Tratamento Avançado de Feridas Complexas”, da qual reproduzimos o texto fornecido pelo palestrante.
“Feridas complexas ou com dificuldade cicatricial sempre foram uma realidade em nossa população.
Há cerca de vinte anos a evolução nos estudos, pesquisas e tratamentos de feridas “difíceis” vem sendo abordada de forma mais esclarecedora, científica e profunda por profissionais interessados nesta área. Além da ferida, existe a necessidade de estar preparado para  analisar o paciente como um todo,  holisticamente, do corpo e da alma. O tratamento de feridas deve ter abordagem interdisciplinar, pois existem conhecimentos específicos de cada área onde profissionais habilitados poderão acrescentar outros conceitos produtivos. É fundamental respeitar a ferida, conhecendo a fisiopatologia da cicatrização, sabendo quais são os fatores que podem retardá-la e aqueles que a aceleram. Realizar o diagnóstico correto, através da anamnese adequada e, identificar o período evolutivo cicatricial, são primordiais na escolha do tratamento, que são muitos, entre eles, a Oxigenoterapia Hiperbárica, a terapia de pressão negativa e os curativos de última geração. Saber tratar a ferida de maneira criteriosa, segundo os meios e recursos disponíveis, de acordo com os fatores socioeconômicos do paciente e do serviço de atendimento, depende de uma cuidadosa investigação de um profissional qualificado e que almeje o “fechamento” da ferida, com o restabelecimento da atividade funcional do paciente. É importante fazer o paciente participar ativamente do seu próprio tratamento, mostrando a ele que a sua colaboração é de real importância.”
Dr. Marcio Korn - Tratamento Avançado de Feridas, Terapia de Pressão Negativa Tópica e Medicina Hiperbárica.
A próxima palestra será em 16/05, com o ortopedista Adilson Costa Camargo sobre o tema “Mexa-se contra a Artrose - a Saúde do Joelho”. Após será servido um lanche. Estas palestras são gratuítas e abertas para a comunidade. Participem!

EDITORIAL - MAIO 2012

As calçadas em Copacabana estão em péssimo estado de conservação. A Prefeitura não vem fazendo a sua parte e o mesmo ocorre com os condomínios e ainda tem as concessionárias de serviços, Light, Ceg e Cedae e empreiteiros diversos, que quebram e não recompõem corretamente os locais onde fizeram os reparos das redes. É um circulo vicioso de reparos e danificações que acaba sobrando para os pedestres e, particularmente, para a turma da terceira idade, que são as maiores vítimas desta situação. A Prefeitura precisa definir outro tipo de calçamento padrão para nossas calçadas e manter as pedras portuguesas apenas na orla e desde que faça a sua manutenção de forma permanente. Outra questão é a ocupação desordenada das calçadas com jardineiras, frades, tubos de ferro, rampas particulares, criadas a critério dos condomínios, e outros obstáculos (quiosques de flores, bancas de jornais, chaveiros, totens, barracas de camelôs, etc.), tudo isso se transformando em outro sério problema, tanto para a segurança, pela falta de visibilidade provocada pelas áreas de sombra destes “monstrengos”, como para a locomoção dos pedestres e que também precisam de padronização e urgente regulamentação para termos calçadas funcionais, livres e seguras para os pedestres no bairro, agora ostentando o pomposo título de “Capital Turística da Terceira Idade”. Será que ficaremos apenas no título? Sem obras  com melhorias para o bairro? A conferir. Vem aí os propalados eventos da Copa 2014 e das Olimpíadas 2016 e está mais do que na hora da Prefeitura definir planos para atacar estas questões e programar sua execução para haver tempo hábil de se fazer as modificações com o envolvimento dos orgãos do poder público, as concessionárias dos serviços públicos, que terão de se ajustar as novas normas e manter de forma adequada os novos padrões, e toda a comunidade. Até quando vamos ter que esperar!... A campanha “Mantenha Limpo o Bairro de Copacabana e sua Praia” está em andamento, com a continuidade de sua divulgação, agora com o envio de folder como encarte, junto com esta edição do informativo Sati Noticias. Amamos e queremos nosso bairro cada vês mais bonito e valorizado por todos. Até a próxima!

CALENDÁRIO ATIVIDADES - MAIO 2012


Dia
Hora
Atividades
03
(quinta)
15 às
16:30
EVENTO – Tardes Alegres no CIB com esquetes teatrais e brincadeiras, com os atores Fernando Reski e Perla Holz. Após o show haverá um lanche oferecido pelo CIB.

10
(quinta)

14 às 16:30
EVENTO – Palestra com a professora Lilia Carmen Cardoso sobre “Lima Barreto”, e Tardes Alegres no CIB com esquetes teatrais e brincadeiras, com Fernando Reski e Perla Holz. Após haverá um lanche oferecido pelo CIB.
15
(terça)
18 às
20
EVENTO – Reunião do CCSCL – Conselho Comunitário de Segurança de Copacabana e Leme, no auditório do 19º BPM, Rua Figueiredo Magalhães, 550.

16
(quarta)

9 às 10
EVENTO – Palestra no Hospital São Lucas, Rua Constante Ramos, 173/9ºA, com o ortopedista Dr. Adilson Costa Camargo sobre o tema “Mexa-se contra a artrose – a saúde do joelho”. Após será servido um lanche.

17
(quinta)

14 às
16:30
EVENTO – Palestra sobre saúde com o tema “Como ter um coração saudável” com o cardiologista Dr. Benjamin F. Segal e Tardes Alegres no CIB com esquetes teatrais e brincadeiras, com Fernando Reski e Perla Holz. Após haverá um lanche oferecido pelo CIB.
19
(sábado)
18:00
EVENTO – Peça “Cabaret”, no Teatro Casa Grande, com Claudia Raia. Reservas com a AT PRESS.

23
(quarta)

15 às 17
EVENTO – REUNIÃO SOCIAL DA SATI
Confraternização das sócias e convidadas, com brindes, brincadeiras, sena da sorte e prêmios, no Restaurante Girassol, Rua Raimundo Correa, 34, Copacabana.

24
(quinta)

14 às
16:30
EVENTO – Palestra de interesse da comunidade e Tardes Alegres no CIB com esquetes teatrais e brincadeiras, com os atores Fernando Reski e Perla Holz. Haverá a comemoração dos aniversários do mês, com bolo e lanche oferecido pelo CIB.