quinta-feira, 30 de maio de 2013

REUNIÃO de ABRIL/2013 na 5ª RA - COPACABANA

Em 10/04/2013, na sede da 5ª RA, tendo como convidado o secretário de governo Rodrigo Bethlem, o administrador Raphael Gattás promoveu uma concorrida reunião com as associações, síndicos, comerciantes e moradores de Copacabana. O secretário Bethlem informou sobre o plano de reestruturar as Regiões Administrativas, que passariam a ter, basicamente, duas funções. Uma de supervisão dos serviços ao cidadão, como visitar as escolas, postos de saúde, etc., com formulário próprio para anotar os problemas, identificando uma série de itens que, na visão do cidadão, estão sendo demandados. Este relatório será encaminhado ao secretário e ao prefeito, como um instrumento de gestão da Prefeitura. Outra função será a instalação de um telefone na Região Administrativa, uma espécie do 1746, para tratar junto aos órgãos da prefeitura sobre os atendimentos e aferição dos serviços prestados. O administrador é o articulador na ponta do sistema, junto ao cidadão, para avaliar a qualidade do atendimento as pessoas e dar as respostas, com um tratamento condizente com as regras do bom convívio. A RA é um instrumento poderoso para, através de reuniões com os moradores, ouvir e corrigir problemas levantados. O secretario Bethlem falou, ainda, sobre o problema do lixo que será atacado pela Prefeitura, conforme decreto do Prefeito, para que o Rio deixe de ser das cidades mais sujas do pais. A partir de julho haverá fiscalização conjunta, feita pela Comlurb, Guarda Municipal e Polícia Militar, será uma equipe com um funcionário de cada órgão, sendo o PM contratado, para início das ações efetivas e multas.
A SATI, ao ensejo da mudança de endereço da sede da 5ª RA, pediu ao secretário o compromisso quanto a escolha de um novo local que tenha acessibilidade para idosos e cadeirantes, condigno com a importância do órgão para o atendimento do cidadão e a sua representatividade na estrutura administrativa da Prefeitura.
Parte do publico que lotou as dependências da 5ª RA, na reunião de 10/04/2013, e o secretário Rodrigo Bethlem quando se dirigia aos moradores, síndicos e comerciantes de Copacabana, tendo ao lado o administrador Raphael Gattás, que tem se havido com eficiência e profissionalismo no cargo.
A SATI esteve presente com seu presidente Sergio, que na ocasião efetuou a distribuição do Informativo Sati Noticias, com divulgação das atividades da associação de amigos da terceira idade e matérias de interesse da comunidade, para as autoridades e demais participantes da reunião.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

SATI AMIGA DA DEAPTI

No feriado, 1º de maio, em frente a sede da sua delegacia, a titular da Delegacia Especial de Atendimento a Pessoa da Terceira Idade - DEAPTI, Catarina Noble, com apoio de  parceiros, lançou a 1ª campanha de conscientização contra a violência à Pessoa Idosa. A SATI esteve presente e parabeniza a Dra. Catarina pela iniciativa.


 Dra. Catarina e a equipe da DEAPTI, que vem prestando um excelente serviço para os idosos em Copacabana, mantendo diversos projetos, com atividades gratuitas para a turma da terceira idade, nas dependencias da sua delegacia.

terça-feira, 14 de maio de 2013

Campanha "Calçadas Limpas, Lisas e Livres"

Nada melhor do que algumas fotos para ilustrar estes problemas, que tanto afligem os moradores de Copacabana, e para os quais a Prefeitura tem se revelado pouco sensível, mas que afetam toda a população.
 Calçada junto ao ponto de ônibus, em trecho movimentado da Avenida Nossa Senhora de Copacabana, esquina de Rua Almirante Gonçalves. Veja no detalhe (foto mais abaixo), onde se visualiza melhor, o péssimo estado de coservação da calçada.

                O que fazer com o lixo? Os containers e sacos atuais não servem... Qual é a  solução?
Cabe a  Prefeitura, por meio dos seus profissionais da Comlurb, buscar uma solução e coloca-la em prática com urgência, para não vermos a degradação do bairro de Copacabana, cartão postal do Rio e Capital do Turismo da Terceira Idade. Esta situação é incompatível com uma cidade civilizada, pois
a questão do lixo é essencial para a saúde da população e para a imagem do Rio de Janeiro.



Quiosque com ocupação quase total da calçada, que impede o acesso e a visibilidade da estação do metrô e das ruas do entorno, na Praça Cardeal Arcoverde, e compromete também a segurança do local. Nunca é demais lembrar ao poder publico que as calçadas são para uso dos pedestres...


Parceria Hospital São Lucas - Palestra abril/2013

A Sati realizou em 17/04, no auditório da Rua Constante Ramos, 173/9º andar, um encontro com as associadas, onde foram abordados assuntos de interesse do grupo para orientar sobre a programação de atividades para os próximos meses. Ficou acertado quanto a realização do encontro social mensal no CIB, Clube Israelita Brasileiro, sempre nas segundas feiras, ás 15 horas, quando haverá também a comemoração das aniversariantes do mês, com bolo de festa e brindes para as associadas que vierem comememorar seu aniversário conosco. Também estamos viabilizando um passeio com os associados para conhecer a cidade cenográfica do Projac, da TV Globo, tendo como articuladora nossa diretora Déia. Outra atividade que ficou agendada se trata da Feira de Saúde, em comemoração ao dia das mães, no mês de maio, no domingo, 19/05, de 9 as 13 h, no calçadão central da Avenida Atlântica, esquina de Rua Santa Clara, quando teremos diversos atendimentos gratuitos para a população, com o apoio de entidades parceiras, dentre as quais, esperamos, novamente, poder contar com a participação do Hospital São Lucas, nos testes de glicose e na aferição de pressão arterial.     
A próxima palestra será em 15/05, 9 horas, e versará sobre um tema de interesse geral, cuja programação estamos ultimando junto ao profissional da área de saúde. Na ocasião haverá distribuição de brindes e será servido um lanche, numa cortesia do Hospital São Lucas. Participem! 

                             Parte do animado grupo que compareceu a palestra de 17/04/2013.
.

CONSELHO COMUNITÁRIO SEGURANÇA COPACABANA - CCSC

Na reunião de 16/04 do Conselho o presidente Horácio abriu a reunião e passou a palavra aos membros da mesa principal. O Cap. BM Lacerda, abordou a necessidade de serem informados sobre os empreendimentos hoteleiros que, segundo o presidente Horácio, está havendo um ‘boom” em Copacabana, devido aos Jogos Olimpicos e o compromisso de aumento de quartos a serem disponibilizados para os turistas. O Inspetor Jodimar. Cmdte da UOP de Copacabana, orientou para se  fazer contato pelo 1746 da Prefeitura, que repassa para a UOP as solicitações de competência de GM. Estão se planejando para atender os grandes eventos - Copa Confederações, Jornada Mundial Juventude, Rock in Rio, Copa do Mundo, Jogos Olímpicos e a demanda extra para o bairro.
O T Cel PM Cláudio sugeriu a mudança do horário da reunião para a parte da manhã e informou sobre a inauguração do “Centro de Comando e Controle” do 19º BPM, que otimizará o atendimento de ocorrências, com redução no tempo e racionalização no uso dos recursos.
Também presentes a reunião representantes das UPP’s das comunidades, fazendo a integração da segurança no bairro.
A SATI, em nome dos moradores e comerciantes do Lido, agradeceu ao T Cel Cláudio e ao 19º BPM pelo reforço no policiamento daquela área.


33ª FEIRA SATI SAÚDE

Em 19/05, de 9 às 13h, em homenagem as mães, e contando com o apoio de entidades parceiras, a SATI promoverá sua tradicional Feira de Saúde, com diversos atendimentos gratuitos para a população. O evento será no calçadão central da Avenida Atlântica, esquina de Rua Santa Clara, quando teremos o apoio institucional da 5ª RA de Copacabana, que lá estará fazendo atendimento ao publico com a 5ª RA Itinerante, facilitando a vida do cidadão. Participem!

COLUNA SATI SAÚDE - MAIO/2013

                                        Espondilite Anquilosante (EA) - Dra Alda Bravo
É uma doença de natureza inflamatória, auto-imune, crônica dolorosa progressiva e incurável que afeta principalmente o esqueleto axial (articulação), a coluna. Frequentemente ocorre rigidez gradual da coluna e o movimento se torna muito prejudicado, podendo envolver outras áreas como: ombros, quadris e membros inferiores.
Afeta o corpo externamente e internamente, por que as células imunes agridem as articulações entre ossos da coluna (intervertebrais) e entre a coluna e a pelvis (articulações ilíacas, o quadril), ligamentos e tendões; se a EA não for tratada com eficácia pode piorar com o tempo.
Geralmente se inicia no adulto jovem (20 a 40 anos) tanto homens quanto mulheres, da cor branca.
É progressiva, sendo mal cuidada, termina deixando a pessoa incapacitada, pois esta lesão pode evoluir para uma calcificação dos ligamentos entre as vertebras levando a sua fixação (rigidez), ou seja fusão das articulações da coluna vertebral e das articulações sacro ilíaca (anquilose), o indivíduo se torna rígido com deformidades impedindo a mobilização normal.
Esta doença leva a inflamação dos intestinos (diarréia) assim como infecção pulmonar e torácica dificultando a respiração. Cuidados sempre são bem vindos principalmente após o diagnostico de EA: bons hábitos de vida, boa alimentação, diminuição de peso, exercitar-se regularmente, manter a flexibilidade e melhorar a postura, mas para isso deve ter orientação do médico, nutricionista e de um fisioterapeuta.
OBS: O indivíduo deve sempre estar em movimento, pois se ficar deitado (sedentário) o quadro pode piorar.
Sintomas iniciais da doença: dor nos glúteos, e esta dor termina se espalhando possivelmente por trás das coxas e parte inferior da coluna, costuma deixar um lado mais dolorido que o outro, quase sempre provenientes das articulações sacrilíacas; dor global; cansaço; perde o apetite e peso; podendo adquirir uma anemia.
A inflamação pode causar também dor nas costelas e coluna vertebrais e o indivíduo fica acometido de dor no peito e piora com a respiração devido à diminuição da expansibilidade do tórax, durante a respiração profunda, o paciente acometido com EA não deve fumar, pois estará mais susceptível a infecções.
Os ossos: esporadicamente há áreas hipersensíveis ou dolorosos como calcanhar, levando a dificuldade de ficar de pé ou de caminhar. Os olhos: pode ocorrer uvelite (parte do colorido dos olhos (íris) os mesmos ficam vermelhos), é primordial o acompanhamento de um oftalmologista. A pele: pode causar psoríase, vermelhidão, coceira e presença de escamas prateadas, secas e espessas, que pode estar associada à EA em alguns pacientes.
O diagnóstico se dá através de RX, Tomografia ou Ressonância Magnética da bacia da coluna e das articulações afetadas e exame de sangue. Por ser uma doença crônica e de limitação progressiva, é importante acompanhamento psicológico para melhor integração social do paciente.

EDITORIAL - MAIO/2013

A campanha “Calçadas Limpas, Lisas e Livres”, está em andamento, conforme atestam as fotos publicadas nessa edição do informativo Sati Noticias. Na questão do lixo, que agora a Prefeitura parece começar a se preocupar, dizem que o Rio é a 9ª capital turística mais suja do mundo. Já vivemos dias melhores, quando teve início o processo de reciclagem do lixo domiciliar, depois abandonado pela Comlurb. Hoje é tudo misturado e embalado de qualquer forma. Os atuais containers são pequenos e inadequados e vulneráveis a fácil ação dos catadores, que tudo reviram e emporcalham as calçadas, desfazendo todo o trabalho dos condomínios, que zelam por acondicionar seu lixo de acordo com estas normas. É preciso de se encontrar um novo padrão para os containers, que dificultem a ação dos catadores e sejam mecanicamente acoplados e esvaziados pelos caminhões de coleta. Aos profissionais da Comlurb cabe buscar a solução e coloca-la em prática com urgência, para não vermos a degradação do bairro de Copacabana, cartão postal do Rio e Capital do Turismo da Terceira Idade. Esta situação é incompatível com uma cidade civilizada, que aspira sedear os grandes eventos que teremos nos anos de 2013, 2014 e 2016. O governo municipal tem a obrigação de bem gerir a cidade e a questão do lixo é essencial para a saúde da população e a imagem do Rio de Janeiro. Até a próxima!

CALENDÁRIO ATIVIDADES - MAIO/2013


Dia
Hora
Atividades

13/05
(segunda)

15
EVENTO – Tarde social da SATI, com o apoio do CIB, na Rua Barata Ribeiro,489. Haverá confraternização das sócias e convidadas, com sorteio de brindes e prêmios. Reservas com a diretora Yvonne – Tel: 2256-7108.
15/05
(quarta)

9
EVENTO – Palestra no Hospital São Lucas, Rua Constante Ramos, 173/9ºA, sobre um tema de interesse geral, em fase de agendamento. Após haverá um lanche.

19/05
(domingo)

9
EVENTO – 33ª Feira SATI de Saúde e Cidadania, em comemoração ao Dia das Mães, com diversos atendimentos gratuitos para a população e a participação de empresas parceiras e apoio da 5ª RA / Prefeitura.

19/05
(domingo)

13
EVENTO – Festa na Casa Tras os Montes, Av. Melo Matos, 19, Tijuca. Almoço do mês, comemoração Dia das Mães, com música, bolo, brindes e sorteio de prêmios. Reservas e transporte com a diretora Yvonne – Tel: 2256-7108.

21/05
(terça)

9
EVENTO – Reunião Conselho Comunitário de Segurança de Copacabana no auditório do 19º BPM, Rua Figueiredo Magalhães, 550. A participação de moradores com sugestões e demandas é uma importante contribuição.