terça-feira, 10 de julho de 2012

COLUNA SATI SAÚDE - VACINAÇÃO

VACINAÇÃO PARA ADULTO E IDOSO
Quando se fala em vacinas, todo mundo pensa na vacinação das crianças e na atualmente difundida, a antigripal, por meio da qual se busca obter imunidade contra agentes de doenças que o organismo não estaria preparado para combater. No entanto, não é só na infância que as vacinas se fazem necessárias. Jovens, adultos e especialmente os idosos precisam estar em dia com o programa de vacinação. O tétano, por exemplo, pode acometer indivíduos em qualquer faixa etária e a vacina é uma forma de prevenir a enfermidade e deve ser repetida a cada dez anos, tempo que dura seu efeito protetor.
Há vacinas que devem ser tomadas na adolescência, principalmente mulheres, para proteger uma provável futura gestação, como a da hepatite B e da rubéola, se não foram administradas na infância. Outras, na idade adulta ou por pessoas que vão viajar para determinadas regiões do Brasil ou do exterior, como a febre amarela. Nem mesmo a turma da terceira idade está livre das vacinas, a antigripal com uma ampla campanha, e a não tão divulgada da pneumonia, por exemplo, especialmente dirigida para essa fase da vida.
A vacinação para imunização do HPV ainda não tem disponível nos Postos de Saúde, porém devido o aumento de casos registrados do Brasil, é de suma importância a imunização, entre 9 aos 26 anos, em especial para aquelas que ainda não iniciaram a sua vida sexual. A vacina (bivalente e quadrivalente) existe tanto para homens quanto para mulheres e previnem alguns tipos do Papilomavírus Humano - o HPV de acordo com o tipo de vacina tomada; transmitido durante a relação sexual, é responsável por 90% dos casos de câncer de colo do útero, além de provocar tumores de vulva, pênis, boca, ânus e pele (a vacina não dispensa o uso de preservativos na relação). "O HPV possui mais de 100 tipos diferentes e a vacina protege apenas de alguns deles".
“VACINAÇÃO indicada pelo Ministério da Saúde
A partir de 20 e após os 60 anos – Hepatite B, dT=difteria e tétano, febre amarela, tríplice viral, influenza sazonal e pneumocócica, de acordo com tabela do Ministério da Saúde anexada no blog e indicação de seu médico. É Importante levar sua carteirinha de vacinação para um melhor controle.”

______________________________________________________________________________________
NuTRI - Núcleo Terapêutico de Reabilitação Integral
Tel. 3547-6908 / 9695-9741
(http://nucleocarmelitasoares.blogspot.com/).

Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas

Em 11/06, na Camara Municipal em cerimônia presidida pela vereadora Teresa Bergher foi comemorado o Dia de Portugal e entregue a medalha Chiquinha Gonzaga a cantora e radialista Lúcia dos Santos. Após a abertura com o desfile das bandeiras do Brasil e Portugal ao som dos hinos de Portugal e Nacional houve o registro de mensagens recebidas e que serão publicadas no Diário da Camara. O vereador Paulo Pinheiro falou sobre a importância do evento e da preservação das culturas e tradições de Portugal, que celebra em 10/06 o Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas e Dia de Camões, homenageando todos os portugueses que vivem a diáspora espalhados pelos cinco continentes. Teresa Bergher informou que estava recém chegada de Portugal, onde fora, em missão oficial, para assinar acordo de irmanação da cidade de Vizeu com a cidade do Rio de Janeiro. O deputado Gerson Bergher, embora nascido no Brasil, considera os portugueses como irmãos, pois se casou com uma portuguesa que lhe ensinou a amar Portugal, onde o levou tantas vezes que conhece todo o pais. Narrou uma interessante fabula sobre a criação da terra e da sua avaliação, feitas pelo corvo e pelo rouxinol, uma negativa e outra positiva, comparando com a atual crise que vive Portugal e da qual confia que tudo será resolvido de forma positiva, como na avaliação do rouxinol, com a plena superação desta fase de dificuldades.
Teresa Bergher e Maria Alcina com as Diretoras Sonia e Ana Paula da Escola Municipal Dr. Cícero Pena e Leila Maria da Escola Municipal Roma, em momento de confraternização.

CALENDÁRIO SATI - JULHO/AGOSTO


Dia
Hora
Atividades

15/07
(domingo)

9
às
13
EVENTO – Feira de Saúde, aniversário de Copacabana, no calçadão central da Av. Atlântica, em frente à Rua Joaquim Nabuco, Posto 6, realização da SATI, SAC e Jornal Posto Seis, com atendimentos gratuitos na área da saúde. Apoio da V RA, CIB, COLEPE e outras entidades parceiras.

17/07
(terça)
18
às
20
EVENTO – Reunião do CCSC (Conselho Comunitário de Segurança de Copacabana) no auditório do 19º BPM, Rua Figueiredo Magalhães, 550, com a eleição da Diretoria para próximo biênio.
18/07
(quarta)

9
EVENTO – Palestra no Hospital São Lucas, Rua Constante Ramos, 173/9ºA, com a Fga. Lidian sobre o tema “Saúde Auditiva”. Após será servido um lanche.
18/07
(quarta)

15
EVENTO – Tarde social da SATI no Restaurante Girassol, Rua Raimundo Correa, 34. Haverá confraternização das sócias e convidadas, com brindes, brincadeiras e prêmios.

19/07
(quinta)


15
EVENTO – Palestra no CIB, Rua Barata Ribeiro, 489, com o advogado Dr. André Seabra sobre direitos da Terceira Idade nas áreas de Planos de Saúde, Cíveis, Previdência, Aposentadoria, Relação de Consumo e Família, com a finalidade de orientar e esclarecer dúvidas.
20 a 22/07
(sexta a
domingo)

-
EVENTO – Passeio a cidade de Conservatória no Dia dos Amigos. Reservas, transporte, hospedagem e mais detalhes diretamente com a AT PRESS Turismo (ver anúncio) com a Rosana (Cel. 8894-8088).

05/08

9 às 13
EVENTO – Feira de Saúde, Dia Nacional da Saúde, no CIB - Clube Israelita Brasileiro, Rua Barata Ribeiro, 489, realização SATI e CIB, com atendimentos gratuitos na área da saúde. Apoio da V RA e outras entidades parceiras.

REUNIÃO DO CCSC - JUNHO -2012

Para a reunião de 19/06, com o objetivo de debater aspectos relativos aos problemas de trânsito nos bairros de Copacabana e Leme, foi convidado o novo comandante do 1º Grupamento Especial de Trânsito (1ºGET), Inspetor Pereira, que não pode comparecer devido compromisso imprevisto, ligado ao evento Rio + 20. Pela mesma razão diversas autoridades civis e militares também não puderam comparecer. O presidente Horácio colocou em pauta a abertura do processo para a eleição da diretoria do CCSC para o próximo período de 2 anos, fazendo o registro de chapa completa formada pela atual Diretoria para concorrer ao pleito na próxima reunião, que acontecerá em 17/07. Outros interessados em participar da eleição deverão, até aquela data, fazer a inscrição de sua chapa completa. O T Cel Cláudio, Cmdte do 19º BPM, aproveitou a oportunidade para apresentar seu novo subcomandante T Cel William e informou que deixaria para a próxima reunião do Conselho a abordagem das estatísticas e comentários sobre as ocorrências na área do 19º BPM. Informou que havia convidado, conforme fora decidido na reunião do mês anterior, todos os comandantes das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP's) do bairro. Houve reclamação de síndico de prédio da Rua Sá Ferreira com a entrega do abaixo assinado de moradores reclamando sobre barulho vindo da Comunidade do Pavão Pavãozinho. No momento presente apenas o Aspirante Fabio, subcomandante da UPP da Comunidade de Tabajaras que, por não ser daquela área, abordou o problema de forma genérica, esclarecendo que efetua reuniões com os moradores procurando conscientizá-los sobre o problema de som alto, que afeta os moradores da vizinhança e da própria comunidade. Quando existe reclamação sempre é feito um trabalho preliminar de mediação entre as partes, buscando-se harmonizar os interesses envolvidos. Existe uma cultura antiga na população da comunidade que está ligada a este tipo de atividade e que precisa ser alertada para o problema e ter sua conduta ajustada a esta nova realidade, onde o território da comunidade passou a fazer parte integrante da cidade e, portanto, acessível aos serviços públicos e sob a égide das leis, que anteriormente eram ditadas pelos traficantes. Também estiveram presentes os comandantes das UPP’s da Babilonia - Cap. Felipe e do Pavão/Pavãozinho - Cap. Sena, que informou ter 200 policiais na sua unidade com o objetivo de garantir a liberdade e vida para o território da UPP. O presidente Horácio encerrando a reunião divulgou o projeto “Hora Marcada” da Policia Civil, onde através do site: www.policiacivil.rj.gov.br é feito o pré registro da ocorrência e agendada ida a Delegacia Policial com hora marcada para se efetivar o registro.

acima: Secretária Ana, Delegado Carlos Abreu - 13ª DP,  Delegado Alexandre - 12ª DP, Comandante 19º BPM - T. Cel. Cláudio, Presidente do CCSC - Horácio Magalhães e Asp.Fabio
abaixo: T Cel. Cláudio, Horácio, Cap. Felipe, Asp. Fábio e Inspetor Gilmarcio - 5ª UOP


EDITORIAL - JULHO 2012

Copacabana, em 06/07, completou 120 anos e o Rio de Janeiro, em 01/07, foi eleita pela Unesco a primeira cidade patrimônio mundial da humanidade na categoria “Paisagem Cultural Urbana”. Duas marcas dignas da maior comemoração pelos que são cariocas de nascimento e também de coração, aqueles que para aqui acorreram e foram recebidos e adotados pela cidade, pela qual desenvolvem uma relação de amor e gratidão. Nestes casos me incluo e tenho pela cidade e por Copacabana verdadeira adoração. Dai minha permanente preocupação com tudo que contribui para a melhoria do visual e das condições de habitação do bairro. Estamos atentos a tudo que não condiz com estas condições e precisa ser modificado e ou removido para não perdermos nossa alegria de viver e usufruir o melhor e mais hospitaleiro dos bairros, cuja população da terceira idade corresponde a 30% dos moradores. Isto lhe confere hábitos de vida e de consumo, que são características peculiares de Copacabana, que precisa estar preparada e ajustada para atender esta demanda. Já temos o título de “Capital do Turismo da Terceira Idade” e agora cabe a nós moradores zelar para que isso seja uma permanente realidade e cabe a Prefeitura, autora da titulação, as iniciativas e projetos para a sua validação operacional, no dia a dia da população. Isto posto vamos registrar algumas ações e políticas que precisam com urgência ser revistas e adotadas pelo poder publico. Vamos a elas sem ordem de prioridade, mas o conjunto das ações traria enormes benefícios para o bairro e para sua divulgação positiva, consolidando com méritos o fascínio que exerce para o turismo. Categoria poluição visual e segurança: extinção dos postos da orla, feiras de artesanato do posto 5 e da Pça do Lido e, agora, das barracas de camelôs que passaram, inexplicavelmente, será porque é ano eleitoral, a proliferar em todo o bairro, nas esquinas e em outros pontos impróprios de nossas calçadas. Aliás, a conservação das calçadas é medida premente a ser cobrada da Prefeitura e das concessionárias de serviços públicos, ai incluindo seus empreiteiros. Vamos mudar o padrão de calçadas, restringindo as pedras portuguesas a Avenida Atlântica, sob permanente conservação da Prefeitura, e mudar o restante do bairro para calçadas de concreto, de menor custo de manutenção, mais duradouras e com menor risco de acidentes para os idosos, que cultivam o saudável hábito de andar pelas calçadas para fazer suas compras nos mercados, farmácias e lojas e, mesmo, apenas passear, encontrar amigos e apreciar as vitrines. Vamos cobrar as melhorias para nosso bairro. A hora é agora. Em ano eleitoral estes compromissos de campanha seriam o mínimo a se exigir dos políticos que desejarem ter votos em Copacabana. Até a próxima!