sábado, 9 de março de 2013

FEIRA SATI SAÚDE - 10/03/2013

                                        Espondilite Anquilosante (EA) - Dra Alda Bravo
É uma doença de natureza inflamatória, auto-imune, crônica dolorosa progressiva e incurável que afeta principalmente o esqueleto axial (articulação), a coluna. Frequentemente ocorre rigidez gradual da coluna e o movimento se torna muito prejudicado, podendo envolver outras áreas como: ombros, quadris e membros inferiores.
Afeta o corpo externamente e internamente, por que as células imunes agridem as articulações entre ossos da coluna (intervertebrais) e entre a coluna e a pelvis (articulações ilíacas, o quadril), ligamentos e tendões; se a EA não for tratada com eficácia pode piorar com o tempo.
Geralmente se inicia no adulto jovem (20 a 40 anos) tanto homens quanto mulheres, da cor branca.
É progressiva, sendo mal cuidada, termina deixando a pessoa incapacitada, pois esta lesão pode evoluir para uma calcificação dos ligamentos entre as vertebras levando a sua fixação (rigidez), ou seja fusão das articulações da coluna vertebral e das articulações sacro ilíaca (anquilose), o indivíduo se torna rígido com deformidades impedindo a mobilização normal.
Esta doença leva a inflamação dos intestinos (diarréia) assim como infecção pulmonar e torácica dificultando a respiração. Cuidados sempre são bem vindos principalmente após o diagnostico de EA: bons hábitos de vida, boa alimentação, diminuição de peso, exercitar-se regularmente, manter a flexibilidade e melhorar a postura, mas para isso deve ter orientação do médico, nutricionista e de um fisioterapeuta.
OBS: O indivíduo deve sempre estar em movimento, pois se ficar deitado (sedentário) o quadro pode piorar.
Sintomas iniciais da doença: dor nos glúteos, e esta dor termina se espalhando possivelmente por trás das coxas e parte inferior da coluna, costuma deixar um lado mais dolorido que o outro, quase sempre provenientes das articulações sacrilíacas; dor global; cansaço; perde o apetite e peso; podendo adquirir uma anemia.
A inflamação pode causar também dor nas costelas e coluna vertebrais e o indivíduo fica acometido de dor no peito e piora com a respiração devido à diminuição da expansibilidade do tórax, durante a respiração profunda, o paciente acometido com EA não deve fumar, pois estará mais susceptível a infecções.
Os ossos: esporadicamente há áreas hipersensíveis ou dolorosos como calcanhar, levando a dificuldade de ficar de pé ou de caminhar. Os olhos: pode ocorrer uvelite (parte do colorido dos olhos (íris) os mesmos ficam vermelhos), é primordial o acompanhamento de um oftalmologista. A pele: pode causar psoríase, vermelhidão, coceira e presença de escamas prateadas, secas e espessas, que pode estar associada à EA em alguns pacientes.
O diagnóstico se dá através de RX, Tomografia ou Ressonância Magnética da bacia da coluna e das articulações afetadas e exame de sangue. Por ser uma doença crônica e de limitação progressiva, é importante acompanhamento psicológico para melhor integração social do paciente.

Conselho Comutário Segurança Copacabana CCSC

Na reunião de 19/02 o T Cel PM Cláudio apresentou sua nova
equipe do 19º BPM, contando agora com novo subcomandante
T Cel PM Elipio Bonfim. Também houve a apresentação do
atual Delegado Titular da 12ª DP - Dr. Willian, onde assumiu
em 26/02, em substituição ao Dr. Márcio, após breve passagem
pela 13ª DP. O T Cel Cláudio manifestou preocupação quanto
ao aumento da população de rua no bairro, problema este que
tem sido motivo de reclamações generalizadas dos moradores.
Presente a reunião o administrador da 5ª RA - Raphael Gattás,
que avaliou o carnaval no bairro, que considerou bom, tendo
transcorrido em ordem, exceto o bloco “Arangueiros da
Mangueira”, que pelos transtornos causados não sairá mais em
Copacabana. Sobre banheiros químicos, que nos governos
anteriores não existiam e, agora, com o governo Eduardo Paes,
vem aumentando de número a cada ano. Em Copacabana não
houve falta de banheiros, mas vale ressaltar a necessidade das
pessoas agirem com educação e usarem estes banheiros.
O T Cel Claudio na avaliação sobre o carnaval questionou a
participação de blocos sem autorização do 19º BPM, como o
“Chora me Liga” e também quanto a não liberação do bloco
“Arangueiros da Mangueira” em 2014. A próxima reunião do
Conselho será em 19/03, as 18h, no auditório do 19º BPM.











Ana Baldoto - Secretária do Conselho, T Cel PM Cláudio - Cmdte do 19º BPM,
Dr Horácio - Presidente do Conselho, Dr José Willian - delegado titular da 12ª DP
e Raphael Gattás - adminitrador da 5ª RA de Copacabana.

Parceria Hospital São Lucas - Palestra Fev/2013

Em 20/02, no auditório da Rua Constante Ramos, 173/9º andar, com 
a Dra. Helenice Ribeiro, cirurgiã dentista, tivemos a palestra sobre o
tema “Porque devemos ou não fazer Implantes Dentários”.
O implante é uma solução para diversos casos, como uma doença ou um
acidente que provoca a perda de dentes, ou quando eles faltam desde o
nascimento. A falta de dentes afeta a função e a estética e os implantes
visam recupera-las e, ainda a frear a reabsorção óssea e diminuir a
sobrecarga nos dentes remanescentes. O implante funciona como uma
raiz artificial para suportar dentes artificiais. São parafusos de titânio
introduzidos cirurgicamente nas áreas desdentadas e, sobre eles, são
instalados dentes artificiais.
Situações que os implantes não devem ser colocados: 
- quando o paciente tem determinados problemas de saúde e
- quando a massa óssea não é suficiente para acomodar os implantes
 A próxima palestra será em 20/03, às 9h, com o professor Seixas, perito
judicial em informática e profº de tecnologias microsoft, sobre o tema
Como usar bem o celular”. Após será servido um lanche.











Parte do grupo que esteve na palestra de 20/02/13 e foi orientado
como agir quanto aos implantes.

SATI AMIGA DO CEL PM FERNANDO BELO

Em 06/02/2013, no restaurante Appettito, foi comemorado por um grupo de amigos o aniversário do Cel PM Fernando Belo. Além da SATI, da qual é sócio fundador e membro do Conselho Fiscal, estiveram presentes representantes do Lions Princesa do Leme, do qual também faz parte, da SAC - Sociedade Amigos de Copacabana e do Jornal Posto Seis. O informativo SATI Notícias envia votos de muitas felicidades ao ilustre aniversariante.

SATI SAÚDE - MARÇO 2013





Diferença entre Psicologia, Psicanálise e Psiquiatria
(Edição: Dra. Carmelita Soares)
É comum surgirem dúvidas sobre a diferença entre Psicologia, Psicanálise e Psiquiatria. O termo "psi", bastante utilizado pelas pessoas, muitas vezes pode ser permeado de confusão quanto aos significados, principalmente quando se refere aos profissionais indicados por este termo: psicólogo, psicanalista e psiquiatra.
O Psicólogo tem formação superior em psicologia, ciência que estuda os aspectos emocionais, cognitivo-comportamentais do ser humano, faz com que a própria pessoa aprenda a lidar com seus “problemas”. O curso tem duração total de cinco anos, para a obtenção do título de psicólogo. Abrangem diversas abordagens psicológicas existentes, cada uma com sua proposta de entendimento do homem e do mundo. As técnicas e os conceitos que serão trabalhados no processo psicoterapêutico, consistem na abordagem a ser seguida, como por exemplo, a fenomenológica existencial, a gestalt-terapia, a terapia cognitivo-comportamental. O profissional pode atuar em diversas áreas, como por exemplo, a clínica, a educacional e a organizacional, entre outras. Deve-se procurar um psicólogo diante de sintomas depressivos, ansiedade ou se a pessoa perceber que suas atitudes atrapalham seu desenvolvimento. Indivíduos que possuem transtornos específicos ou que valorizem o autoconhecimento, também podem procurá-lo.
O Psicanalista é o profissional que possui uma formação em psicanálise, método terapêutico criado pelo médico austríaco Sigmund Freud, o pai da Psicanálise, para explicar o funcionamento psíquico do homem, que consiste na interpretação dos conteúdos inconscientes de palavras, ações e produções imaginárias de uma pessoa, baseada nas associações livres e na transferência.  É uma técnica que busca a reflexão do cliente. A Psicanálise pode ajudar a melhorar a relação que a pessoa tem com ela própria e com o mundo. Atua profundamente nos conflitos íntimos. Pode abordar angústias, relacionadas à qualidade de vida, distúrbios emocionais e autoconhecimento. Tratam psicopatologias, transtornos de personalidade, depressão, etc. A Psicanálise não é fornecida como curso universitário, mas como uma especialização, de até três anos, onde qualquer profissional já formado, pode fazer essa opção. É freqüente se encontrar psicólogos, psiquiatras, neurologistas, fisioterapeutas, entre outros, com essa formação.
O Psiquiatra é um profissional da medicina, que após ter concluído sua formação, com duração de seis anos, opta pela especialização em psiquiatria, realizada em  três anos e abrange estudos em neurologia, psicofarmacologia e treinamento específico para diferentes modalidades de atendimento. É habilitado para diagnosticar e tratar transtornos mentais, doenças que alteram o comportamento da pessoa e o funcionamento do organismo. Além da atuação clínica convencional, o psiquiatra pode se especializar em psiquiatria da infância, da adolescência, geriátrica, forense, em psicanálise ou psicoterapia. Tratam transtornos de depressão e ansiedade, dependência química, transtorno obsessivo-compulsivo, transtorno bipolar do humor, transtornos alimentares, esquizofrenia, demência, entre outros.  Podem trabalhar em parceria com psicólogos e psicanalistas aliados, para se obter um melhor tratamento. Utiliza-se do modelo médico e, é habilitado para prescrever medicamentos.  
Mas, fica a pergunta, quem procuro para me ajudar?
A indicação do profissional mais adequado parte de um profissional da saúde ou de seu médico.


Dra. Suely Freire Cardoso
Psicóloga Acupunturista
E-mail: suely.fcardoso@yahoo.com.br
Tel.: (21)85326877

EDITORIAL - MARÇO 2013



Com essa edição do informativo Sati Notícias atingimos a marca nada desprezível de 100 edições. Isto revela que estamos atentos e empenhados na defesa dos direitos dos idosos, muitos deles pouco conhecidos e divulgados e que muitas vezes são desrespeitados. Nosso Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741, de 1º/10/2003) está completando 10 anos e temos, ainda, pouca coisa para comemorar. Os nossos maiores problemas estão no atendimento na área de saúde, infelizmente a de que mais necessitamos. Os custos de manutenção dos planos de saúde aumentam drasticamente com a idade e muitos não mais conseguem paga-los. O mesmo ocorre quanto aos medicamentos, cada vez mais consumidos com o avanço da idade, e cujos preços são muito elevados, trazendo uma situação perversa para os idosos. Os salários da aposentadoria, da turma que depende apenas do INSS, também vem sendo reduzidos a cada ano e, nem de longe, acompanham os aumentos dos preços dos itens que mais consumimos. Nosso governo que tem sido pródigo na introdução de politicas publicas, com a criação de programas para erradicar a pobreza de largas faixas da população, poderia também se sensibilizar com esta situação, que atinge um elevado contingente de idosos, criando programas de auxilio para os mesmos, como bolsas de auxilio para os planos de saúde e para a compra de medicamentos. Não é nada de injusto e já seria um bom começo para atender esta turma que tanto já produziu e agora depende de ajuda para a manutenção do equilíbrio de suas contas, pois suas receitas caem na razão inversa dos acréscimos das despesas. Vamos buscar apoio junto à classe política para sensibilizar nossos governantes quanto ao atendimento destas reivindicações. Lembro que os países desenvolvidos são aqueles que melhor cuidam da qualidade de vida dos seus idosos. Até a próxima!

CALENDÁRIO ATIVIDADES - MARÇO 2013


Dia
Hora
Atividades

08/03
(sexta)

16
EVENTO – Comemoração do Dia Internacional da Mulher, no Restaurante AROSA, Rua Santa Clara, 110. Haverá brindes e sorteio de prêmios. Reservas com a diretora Yvonne – Tel: 2256-7108.

10/03
(domingo)

9 às
13
EVENTO – 32ª Feira de Saúde e Cidadania, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, com diversos atendimentos gratuitos para a população e a participação de empresas parceiras e apoio da 5ªRA – Prefeitura.

17/03
(domingo)

12
EVENTO – Festa na Casa Vila da Feira, Rua Hadock Lobo, 195, Tijuca. Haverá almoço, música (Banda Alfama), bolo dos aniversariantes, brindes e sorteio de prêmios. Reservas e transporte com a diretora Yvonne – Tel: 2256-7108.

18/03
(segunda)

16
EVENTO – Tarde social no Restaurante AROSA, Rua Santa Clara, 110. Haverá confraternização das sócias e convidadas, com sorteio de brindes e prêmios. Reservas com a diretora Yvonne – Tel: 2256-7108.

19/03
(terça)

18
EVENTO – Reunião Conselho Comunitário de Segurança de Copacabana no auditório do 19º BPM, Rua Figueiredo Magalhães, 550. A participação de moradores com sugestões e demandas é uma importante contribuição.

20/03
(quarta)

9
EVENTO – Palestra no Hospital São Lucas, Rua Constante Ramos, 173/9ºA, sobre o tema “Como usar bem o Celular”, com o analista de sistemas e professor de tecnologias Microsoft Washington Seixas. Após haverá um lanche.