segunda-feira, 3 de junho de 2013

PARCERIA HOSPITAL SÃO LUCAS - PALESTRA MAIO/2013

Em 15/05, com as irmãs Adriana Dias (farmacêutica, especialista em biologia parasitária e microbiologia) e Luciana Dias (bióloga, especialista em entomologia médica e mestranda de medicina tropical da Fundação Oswaldo Cruz), houve a palestra sobre “Luta contra a dengue, conhecendo o vetor para combatê-lo”. Foram informados os fatores que modulam a transmissão do dengue e a manutenção do Aedes aegypti, dentre os quais resumimos os seguintes: - sorotipos - possui quatro sorotipos distintos (DENV 1,2,3,4), virulência das cepas, quantidade do virus inoculado, capacidade de dispersão, distribuição heterogênea, longevidade, disponibilidade de criadouros temporários (ex. vasos, pneus), permanentes (ex. cx. d’agua sem tampa), naturais (plantas, cobertura vegetal), clima (temperatura, pluviosidade), fatores individuais, hábitos e modo de vida, estrutura urbana, densidade populacional, saneamento ambiental, acesso para o controle. Enfim, esta é uma guerra que depende de todos nós, governo e população, somos parceiros na prevenção da dengue. Dedique 10 minutos por semana para verificar vasos, plantas, calhas, bandeja da geladeira, recipientes onde a água pode estar se acumulando e virando um criadouro de mosquito, assim você protege sua família contra a dengue. Faça a sua parte, dengue mata.   
A próxima palestra será em 19/06, 9 horas, no auditório da Rua Constante Ramos, 173/9º andar, com a representante nutrição clínica da Nestle - Cynthia Petrocelli, sobre tema na área de saúde e qualidade de vida. Na ocasião será servido um lanche, numa cortesia do Hospital São Lucas. Participem!

olha o mosquito aí gente!... vamos fazer a nossa parte!...

Palestrantes Adriana e Luciana e parte do grupo que participou da palestra em 15/05/2013

CAMPANHA "CALÇADAS LIMPAS, LIVRES e LISAS"

A Prefeitura está de parabéns pela ação pontual que devolveu a "calçada livre" para uso da população, no acesso da estação do metrô Cardeal Arcoverde. 
 Das ruas do entorno não se via o prédio da estação e da saída do prédio da estação não se via as ruas do entorno do local, trazendo dificuldades para a acessibilidade e a segurança do local.
Nas fotos as situações, antes / depois, de resolvido o problema.

 antes - saída da estação obstruida para a rua
 depois - saída livre da estação para a rua
 antes - acesso a estação obstruído e sem visibilidade
 acesso a estação livre e seguro, com total visibilidade

SATI AMIGA DA 2ª IGM - GM-Rio

Em 27 e 28/05, no auditório do Clube Monte Líbano, a 2ª IGM realizou o 1º Brief, preparatório para os grande eventos que acontecerão no Rio de Janeiro, a partir desse ano, com a Copa das Confederações, em junho, e a Copa Mundial de futebol, em 2014, tendo como objetivo massificar as informações e treinar os guardas municipais para as ações operacionais de rua que desenvolverão junto com a SEOP, sob a égide da Lei da COPA.
Nas áreas onde ocorrerão estes eventos existe contrato assinado pelo Governo Federal com a FIFA e a criação de Lei Municipal complementar, que estabelecem normas para a veiculação de propaganda e outras regras que vigorarão durante os eventos, que terão a exclusividade dos patrocinadores da FIFA.
A Sati esteve presente em 27/05, quando da palestra da Capitão PM Viviane, sobre a interpretação e aplicação da Lei da COPA e parabeniza o Inspetor Pedro, comandante da 2ª IGM, pela oportuna iniciativa que trará, sem duvida, positivos resultados para sua corporação. A boa gestão de qualquer empreendimento passa pelo planejamento, que se constitui sempre no primeiro passo para qualquer ação bem sucedida. Neste particular a 2ª IGM começou com o pé direto.
A SATI deseja todo sucesso ao Inspetor Pedro e aos seus comandados.


CONSELHO COMUNITÁRIO DE SEGURANÇA - CCSC

A reunião de 21/05 do Conselho foi realizada na parte da manhã, junto com o café comunitário do 19º BPM. O presidente Horácio abriu a reunião abordando a Jornada Mundial da Juventude, com a visita do Papa, no final de julho, e dos preparativos para este mega evento. A seguir passou a palavra aos membros da mesa principal. O Inspetor Jodimar, comdte da UOP de Copacabana, informou o tel. 1746 como canal direto da prefeitura para repasse das demandas com a GM. O Inspetor Pedro, comdte da 2ª IGM, informou que sua unidade atende a área do Leme a São Conrado e que conta com um efetivo de 330 guardas em Copacabana que, por ser a vitrine da cidade, merece um tratamento especial. Atuam no transito e no ordenamento urbano. Os delegados Dr. William -12ªDP e Dr. Gilberto -13ºDP estão com as portas das delegacias abertas para atender a todos. O T Cel Claudio sobre o café comunitário e sobre o planejamento da PMERJ para a Copa das Confederações, em junho. Administrador Raphael da 5º RA e representante do prefeito no bairro, onde foi criado, e do trabalho conjunto realizado com os moradores. O T Cel BM Alex sobre a parceira com o Jornal Posto Seis para a divulgação de informações de interesse da comunidade e sobre a preocupação com o problema do elevado índice de suicídios no bairro, por questões de depressão e de relacionamento, conforme matéria que será publicada no jornal. A SATI informou o telefone 141, do CVV (Centro Valorização da Vida), para apoio emocional. Encerrando o Dr. Horácio informou sobre visita a "tia Percilia" internada no Hospital Cardoso Fontes, cujo estado inspira cuidados e retransmitiu seus agradecimentos a todos que a visitaram.


COLUNA SATI SAÚDE / JUNHO/2013

                                                          Esclerose Multipla (EM)
A EM é uma doença autoimune de forma crônica, progressiva e degenerativa, que acomete o sistema nervoso central (SNC), causando desmielinização (perda de mielina fisiológica que está presente em todo o snc) e inflamação, causando interferência na transmissão dos impulsos nervosos.
Afeta usualmente adultos na faixa de 18-55 anos de idade, podendo também acometer crianças e adolescentes.
O quadro clínico se manifesta, na maior parte das vezes, por surtos ou ataques agudos, podendo entrar em remissão de forma espontânea ou com o uso de medicamentos próprios. Sendo os principais sintomas: visão, problemas na fala, tremor nas mãos, paralisia de uma parte do corpo ou perda de coordenação dos movimentos, disfunção esfincterianas e disfunções cognitivo-comportamentais.
O diagnóstico é feito com base nos Critérios em histórico, Ressonância magnética (RM) do encéfalo, exames laboratoriais.
O tratamento é realizado através de medicamentos indicados pelo seu médico e associado a uma equipe multidisciplinar, sendo fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e psicólogo. Tratamentos importantes para aliviar os sintomas, melhorar a adaptação diária e recuperação, prevenindo complicações a longo prazo, como deformidades ósseas.
O tratamento consiste em atenuar os afeitos e desacelerar a progressão da doença.
O apoio emocional é igualmente um componente importante dos cuidados. Apesar de não existir a cura, ate o momento, muito pode ser feito para ajudar as pessoas portadoras de EM a serem independentes e a terem uma vida confortável e produtiva.
Gerenciar a EM é um processo contínuo. Nunca é demasiado cedo nem demasiado tarde para pensar em ter acesso aos devidos cuidados.
Acesse a Portaria Nº 493, DE 23 DE SETEMBRO DE 2010, do Ministério da Saúde - Secretaria de Atenção à Saúde, traz, protocolo clínico e as diretrizes terapêuticas para um atendimento mais acessível e de qualidade para os usuários da rede pública e a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (http://www.abem.org.br/), faça valer seus direitos.
Núcleo Terapêutico de Reabilitação Integral
Facebook: nt.carmelitasoares - Tel: (21) 3547-6908
http://sati-sociedadeamigosterceiraidade.blogspot.com.br/

CALENDÁRIO ATIVIDADES - JUNHO/2013



Dia
Hora
Atividades

09/06
(domingo)

12
EVENTO – Festa da Casa do Benfica, na Casa das Beiras, Rua Barão de Ubá, 341. Almoço do mês, com música, bolo dos aniversariantes e sorteio de prêmios. Reservas e transporte com a diretora Yvonne – Tel: 2256-7108.

17/06
(segunda)

15
EVENTO – Tarde social da SATI, com o apoio do CIB, na Rua Barata Ribeiro, 489. Haverá sorteio de prêmios e bolo das aniversariantes do mês, com brindes para as sócias. Reservas com a diretora Yvonne – Tel: 2256-7108.

18/06
(terça)

18
EVENTO – Reunião Conselho Comunitário de Segurança de Copacabana no auditório do 19º BPM, Rua Figueiredo Magalhães, 550. A participação de moradores com sugestões e demandas é uma contribuição cidadã.
19/06
(quarta)

9
EVENTO – Palestra no Hospital São Lucas, Rua Constante Ramos, 173/9ºA, sobre Nutrição, com a representante da Nestle – Cynthia. Após haverá um lanche.
28/06
(sexta)

17
EVENTO – Chá Dançante com música e dançarinos de ficha, com o apoio do CIB, na Rua Barata Ribeiro, 489. Convites com diretora Déia - Cel: 7436-8943. 

EDITORIAL - JUNHO/2013



Em junho começam os grandes eventos no Rio. Teremos este ano, na sequencia: a Copa das Confederações, em junho, a Jornada Mundial da Juventude, em julho e o Rock in Rio, em setembro. Para 2014 a Copa do Mundo de Futebol e para 2016 os Jogos Olímpicos. A movimentação de publico e de recursos será enorme e o sistema de transporte da cidade será colocado à prova, assim como os demais recursos de infraestrutura necessários para se realizar com sucesso todos estes empreendimentos. Itens como segurança, transporte, limpeza urbana, além de rede hoteleira, com qualidade e capacidade para bem atender esta demanda, serão pontos de partida para se conseguir resultados condignos com a grandeza esperada e os compromissos assumidos pelo governo, nos seus diversos níveis, com os organizadores destes eventos. No campo da limpeza e da acessibilidade da população aos locais públicos e aos transportes coletivos, observamos que a prefeitura esta se mobilizando com ações pontuais e já conseguindo bons resultados. Tivemos o caso do metrô na estação Cardeal Arcoverde, cuja calçada foi recuperada e devolvida para o uso da população, facilitando o acesso e melhorando a segurança do local. Na praia também já se observa uma mudança significativa na limpeza, com a retirada de tralhas e o afastamento da população de rua que fazia a ocupação deste espaço nobre e de grande visibilidade. Esperamos que a prefeitura não fique apenas nas ações preliminares, que irão atender as circunstâncias do momento, para bem impressionar os visitantes, que estarão aqui para participar dos grandes eventos, mas que se preocupe também com as demandas dos moradores, que desejam que estas ações sejam permanentes, de forma a garantir a melhoria da qualidade de vida e segurança de Copacabana e de toda a cidade. Isto é o que todos esperam da prefeitura, que não poderá abdicar desta sua obrigação. Vamos todos ficar vigilantes e cobrar da prefeitura a continuidade destas ações, que precisam ser praticadas, de forma rotineira, por todos seus órgãos incumbidos da manutenção e da ordem publica da cidade. Até a próxima!