terça-feira, 3 de abril de 2012

SAÚDE MENTAL NA TERCEIRA IDADE


SAÚDE MENTAL NA TERCEIRA IDADE

É inevitável sofrer problema de memória com o envelhecimento?
Não. Algumas funções do corpo declinam com a idade, mas problemas de saúde não são inevitáveis com o envelhecimento. Dificuldades de memória podem ser secundários  à demência, depressão ou simplesmente à falta de atenção. Todos os casos têm tratamento e a detecção precoce do problema favorece o prognóstico.

A depressão no idoso pode se manifestar de forma diferente?
Sim. Nos idoso, a depressão pode se apresentar mais sob a forma de queixas físicas, como alteração do apetite e do peso, insônia, constipação, diminuição do desejo sexual e dificuldades de memória.

É normal o idoso ficar deprimido depois de ficar viúvo?
Todos ficamos tristes ao perder alguém que amamos, mas depressão não é “normal”. O luto é um processo delicado que pode complicar e acabar gerando um quadro depressivo. Por isso, pode ser muito útil buscar ajuda especializada após uma perda significativa. Além de oferecer apoio emocional e auxiliar com questões práticas (como ajudar a decidir o que fazer com os pertences do falecido ou como continuar morando na mesma casa onde se viveu tantos anos com o companheiro), o psiquiatra pode detectar e tratar a depressão, caso ela ocorra.

Todo idoso sofre de insônia e precisa tomar remédios para dormir?
Não. Embora o sono sofra mudanças com o passar dos anos, existe uma série de medidas não farmacológicas que podem ajudar a pessoa a dormir melhor. O uso indiscriminado de medicamentos para dormir pode agravar problemas de memória, dificultar o raciocínio e facilitar a ocorrência de quedas. Para mais informações sobre a higiene do sono ou problemas mentais na terceira idade, consulte o endereço http://juliana.site.med.br ou envie sua dúvida para dra.juliana.garbayo@gmail.com


CUIDADOS COM A AUDIÇÃO


CUIDADOS COM A AUDIÇÃO
Quando nós estamos preocupados em manter uma boa qualidade de vida, procuramos os médicos, nem que seja uma vez por ano para saber se está tudo bem, não é?! E se a pressão está alta, o médico passa remédio e ficamos tranquilos, se é algum outro tipo de alteração. Vamos tratá-la.
 E Você já fez um check-up auditivo alguma vez?
Muitas pessoas têm uma série de problemas no seu dia-a-dia, e nem desconfia que pode ser a dificuldade para ouvir que provoca tudo isso.
Calma! Ter um problema auditivo não significa que você é surdo!
Geralmente, os que convivem com você são os primeiros a identificar a perda auditiva.
Então, vamos lá: em algumas situações você escuta, mas não entende o que a pessoa falou? Em casa, seus familiares e/ou amigos mencionam que o volume da TV está alto? Você responde uma coisa e a pessoa te perguntou outra? Prefere não participar de festas ou reuniões, pois não consegue entender o que as pessoas dizem?  Fica cansado ou estressado após uma conversa com um grupo de pessoas?
Se em alguma destas situações a sua resposta foi “sim”. É hora de procurar ajuda.
E não se desespere caso apareça alguma alteração, é muito mais prático buscar a solução do que tentar esconder dos outros.
Algumas pessoas até desconfiam, mas tentam disfarçar seu problema e “fugir” das soluções e tentam achar meios para que quem está no seu convívio não perceba esta dificuldade.
A verdade é que, geralmente, as pessoas que convivem com os que possuem algum tipo de dificuldade auditiva, sabem que tem algo errado.
Hoje em dia, é mais fácil “descobrir” que uma pessoa sem aparelho auditivo (que tem perda, mas não usa prótese por vergonha) tem uma perda auditiva do que os que usam os aparelhos auditivos. A diferença está em escutar naturalmente com os aparelhos auditivos, ao passo que quem precisa e não usa tem milhões de dificuldades: pede para repetir o que foi dito, escuta, mas não entende, faz mil caretas para tentar fazer leitura labial, entorta a cabeça....UFA! fiquei cansada só de pensar.
Então, se nunca fez check-up auditivo, agende logo o seu! É uma questão de qualidade de vida!
 Tatiane Baquer
Fonoaudióloga - Starkey

CALENDÁRIO SATI - ABRIL 2012


Dia
Hora
Atividades
05
(quinta)
15
EVENTO – Tarde Alegre no CIB, com esquetes teatrais e brincadeiras com os atores Fernando Reski e Perla Holtz.
12
(quinta)
14 às 17
EVENTO – Tarde Alegre no CIB com Fernando Reski e Perla Holtz e show com a cantora Maria Nidia acompanhada pelo cancioneiro Antonio Moreira.
17
(terça)
18 às
20
EVENTO – Reunião do CCSCL – Conselho Comunitário de Segurança de Copacabana e Leme, no 19º BPM, Rua Figueiredo Magalhães, 550.
18
(quarta)
9 às 10
EVENTO – Palestra no Hospital São Lucas, Rua Constante Ramos, 173/9ºA, com o clínico geral Dr. Márcio Korn. Após será servido um lanche.

19
(quinta)

14 às
17
EVENTO – Tarde Alegre no CIB com Fernando Reski e Perla Holtz e palestra sobre saúde com o tema “A Importância da Atividade Física na Terceira Idade” com o fisioterapeuta Raphael F. Andrade. (8727-7713).

25
(quarta)

15 às 17
EVENTO – REUNIÃO SOCIAL DA SATI
Confraternização das sócias e convidadas, com brindes, brincadeiras, sena da sorte e prêmios, no Restaurante Girassol, Rua Raimundo Correa, 34, Copacabana.
26
(quinta)
15 às 17
EVENTO – CONFRATERNIZAÇÃO NO CIB
Comemoração dos aniversariantes do mês com lanche, bolo e o sorteio de prêmios para os participantes.