terça-feira, 3 de abril de 2012

SAÚDE MENTAL NA TERCEIRA IDADE


SAÚDE MENTAL NA TERCEIRA IDADE

É inevitável sofrer problema de memória com o envelhecimento?
Não. Algumas funções do corpo declinam com a idade, mas problemas de saúde não são inevitáveis com o envelhecimento. Dificuldades de memória podem ser secundários  à demência, depressão ou simplesmente à falta de atenção. Todos os casos têm tratamento e a detecção precoce do problema favorece o prognóstico.

A depressão no idoso pode se manifestar de forma diferente?
Sim. Nos idoso, a depressão pode se apresentar mais sob a forma de queixas físicas, como alteração do apetite e do peso, insônia, constipação, diminuição do desejo sexual e dificuldades de memória.

É normal o idoso ficar deprimido depois de ficar viúvo?
Todos ficamos tristes ao perder alguém que amamos, mas depressão não é “normal”. O luto é um processo delicado que pode complicar e acabar gerando um quadro depressivo. Por isso, pode ser muito útil buscar ajuda especializada após uma perda significativa. Além de oferecer apoio emocional e auxiliar com questões práticas (como ajudar a decidir o que fazer com os pertences do falecido ou como continuar morando na mesma casa onde se viveu tantos anos com o companheiro), o psiquiatra pode detectar e tratar a depressão, caso ela ocorra.

Todo idoso sofre de insônia e precisa tomar remédios para dormir?
Não. Embora o sono sofra mudanças com o passar dos anos, existe uma série de medidas não farmacológicas que podem ajudar a pessoa a dormir melhor. O uso indiscriminado de medicamentos para dormir pode agravar problemas de memória, dificultar o raciocínio e facilitar a ocorrência de quedas. Para mais informações sobre a higiene do sono ou problemas mentais na terceira idade, consulte o endereço http://juliana.site.med.br ou envie sua dúvida para dra.juliana.garbayo@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário