terça-feira, 3 de abril de 2012

CUIDADOS COM A AUDIÇÃO


CUIDADOS COM A AUDIÇÃO
Quando nós estamos preocupados em manter uma boa qualidade de vida, procuramos os médicos, nem que seja uma vez por ano para saber se está tudo bem, não é?! E se a pressão está alta, o médico passa remédio e ficamos tranquilos, se é algum outro tipo de alteração. Vamos tratá-la.
 E Você já fez um check-up auditivo alguma vez?
Muitas pessoas têm uma série de problemas no seu dia-a-dia, e nem desconfia que pode ser a dificuldade para ouvir que provoca tudo isso.
Calma! Ter um problema auditivo não significa que você é surdo!
Geralmente, os que convivem com você são os primeiros a identificar a perda auditiva.
Então, vamos lá: em algumas situações você escuta, mas não entende o que a pessoa falou? Em casa, seus familiares e/ou amigos mencionam que o volume da TV está alto? Você responde uma coisa e a pessoa te perguntou outra? Prefere não participar de festas ou reuniões, pois não consegue entender o que as pessoas dizem?  Fica cansado ou estressado após uma conversa com um grupo de pessoas?
Se em alguma destas situações a sua resposta foi “sim”. É hora de procurar ajuda.
E não se desespere caso apareça alguma alteração, é muito mais prático buscar a solução do que tentar esconder dos outros.
Algumas pessoas até desconfiam, mas tentam disfarçar seu problema e “fugir” das soluções e tentam achar meios para que quem está no seu convívio não perceba esta dificuldade.
A verdade é que, geralmente, as pessoas que convivem com os que possuem algum tipo de dificuldade auditiva, sabem que tem algo errado.
Hoje em dia, é mais fácil “descobrir” que uma pessoa sem aparelho auditivo (que tem perda, mas não usa prótese por vergonha) tem uma perda auditiva do que os que usam os aparelhos auditivos. A diferença está em escutar naturalmente com os aparelhos auditivos, ao passo que quem precisa e não usa tem milhões de dificuldades: pede para repetir o que foi dito, escuta, mas não entende, faz mil caretas para tentar fazer leitura labial, entorta a cabeça....UFA! fiquei cansada só de pensar.
Então, se nunca fez check-up auditivo, agende logo o seu! É uma questão de qualidade de vida!
 Tatiane Baquer
Fonoaudióloga - Starkey

Nenhum comentário:

Postar um comentário