quarta-feira, 12 de outubro de 2011

COLUNA SATI SAÚDE - NOVEMBRO 2011

CUIDE BEM DE SEUS OLHOS
“O olho é a janela do corpo humano” (Leonardo da Vinci)

Nossos olhos, apesar de pequenos, possuem um “sistema” extremamente complexo para que possamos VER.
Existem diversos impedimentos para uma visão adequada, desde problemas relacionados à necessidade de óculos, como doenças que afetam partes do olho dificultando ou impedindo a visão reversível ou irreversivelmente.
Em alguns casos o diagnóstico precoce é a chance para o controle ou tratamento da doença.
Quando estamos em atenção, lendo, estudando, assistindo a um filme, ou no computador, tendemos a piscar menos. O fechamento das pálpebras (piscar) promove a lubrificação dos olhos, portanto quando piscamos menos surgem os sintomas de ardência, lacrimejamento e prurido ocular. Muitas vezes a qualidade da lágrima não é adequada. Além disso, ambiente com baixa umidade e uso de ar condicionado também pioram estes sintomas.
A catarata é a uma das doenças oftalmológicas de maior incidência no mundo. Causa embaçamento da visão podendo progredir e chegar à cegueira. Porém se trata de uma cegueira reversível. Uma vez que se realiza a cirurgia da remoção da catarata e se implanta uma lente intra-ocular, se restabelece a visão.
Já o glaucoma é uma doença progressiva que pode levar à uma cegueira irreversível. É caracterizado pelo aumento da pressão intra-ocular associado à degeneração do nervo óptico e alteração do campo visual. Neste caso, o quanto antes for iniciado o tratamento maior possibilidade de preservação da visão. O tratamento pode ser através de uso de colírios diariamente ou em casos onde o controle da pressão intra-ocular é mais difícil, através de cirurgia.
Para manutenção da saúde ocular é necessário que se faça consultas com oftalmologista freqüentemente.
A prevenção é sempre o melhor para uma saúde duradoura.
Cuide bem se de seus olhos, a vida guarda muitas coisas para você viVER

NOC - Núcleo de Oftalmologista de Copacabana
Dra Juliane Moledo de Siqueira
Médica oftalmologista
Diretora do Núcleo de Oftalmologia de Copacabana
www.nocrio.com.br
Tel.: 2521-1914

COMEMORAÇÃO DIA DA CRIANÇA - 19º BPM/AMORA/SATI


FESTA    DAS    CRIANÇAS
15 DE OUTUBRO DE 2011

CONVITE

15-OUTUBRO  -  SÁBADO  -  A PARTIR  DAS 10H
NO  19º  BPM - RUA  FIGUEIREDO  MAGALHÃES, 550

SHOW  -  MÚSICA  -   JOGOS -  BRINCADEIRAS -  SORTEIOS
DOCES    SALGADINHOS    FRUTAS  -  REFRIGERANTES

PARTICIPAÇÃO   ESPECIAL   DA   BANDA   DA   PM

PROMOÇÃO: 19º BPM - AMORA – ASSOCIAÇÃO DE MORADORES - SATI – SOCIEDADE AMIGOS DA  TERCEIRA  IDADE

PÚBLICO ALVO:  CRIANÇAS  DAS  ESCOLAS  DOS  BAIRROS  DE  COPACABANA  E  LEME,  ATÉ  12 ANOS.

PROGRAMAÇÃO  DOS  JOGOS  E  BRINCADEIRAS
1)  ENCHER  E  ESTOURAR  BOLAS  DE  SOPRAR
2)  CORRIDA  DO  SACO
3)  ESTÁTUA
4)  DANÇA  DA  BOLA
5)  CORRIDA  COM  LIMÃO  NA  COLHER
6)  DANÇA  DA  LARANJA
OBSERVAÇÃO: HAVERÁ   SORTEIO  DE  BRINDES   PARA AS  CRIANÇAS  NOS  INTERVALOS.

sábado, 8 de outubro de 2011

Parceria com o Hospital São Lucas

Em 21/09/11, com a mestre e Phd em neurologia Dra. Glenda Lacerda, foi realizada a palestra sobre o tema “Perda da Consciência e Epilepsia na Terceira Idade”. No Brasil somos 19 milhões de pessoas com mais de 60 anos, expectativa que  aumentará para 32 milhões em 2025, quando seremos o sexto país mais idoso do planeta. Além das quedas e fraturas que são a maior causa de internações nessa faixa etária teremos, também, de considerar as causas vasculares e cardiológicas, hipotensão postural, medicamentos e epilepsia. Ficamos sabendo que as síncopes, são a súbita redução da consciência devido a redução reversível do fluxo sanguíneo para o cérebro. A síncope cardiovascular pode ser causada pela desidratação, (diarréia, sudorese ou micção excessiva) e as síncopes vasomotoras são causadas por sensações como a dor, o medo e a visão de sangue, sendo o sinal enviado ao coração por meio do nervo vago que diminui a freqüência. Outras causas são o desmaio causado pela tosse ou pela micção excessiva, ocorre quando a quantidade de sangue que retorna ao coração diminui durante a realização do esforço. Temos os desmaios devidos a anemia, sangramento, infecção e os causados por medicamentos. Finalizando informou sobre a epilepsia no idoso que tem como conseqüência o comportamento ou experiências anormais, não controladas pelo indivíduo, que são as crises. Estes sinais e sintomas dependem das áreas do cérebro acometidas. As dificuldades de diagnóstico são devido a crises não presenciadas ou não reconhecidas e a crises confundidas ou mascaradas pela doença de base. A próxima palestra no Hospital São Lucas será com a oftalmologista Dra. Juliane Moledo de Siqueira, do NOC - Núcleo de Oftalmologia de Copacabana, sobre o tema “Cuide dos Olhos”, em 19/10/11, às 9:00h, no auditório da Rua Constante Ramos, 173 / 9ºandar. Após haverá um café oferecido pelo Hospital. Compareçam!
Grupo de associadas e participantes em pose para o informativo Sati Notícias tendo ao centro a neurologista Dra. Glenda Lacerda, palestrante convidada pela SATI para falar sobre o tema “Perda da Consciência e Epilepsia na Terceira Idade”.
Nossa Diretora Cultural Yvonne Dantas montou um sugestivo mural com fotos de vários eventos realizados pela SATI no mês de setembro. Na foto com a palestrante Dra. Glenda Lacerda quando exibiam o mural de atividades da Sati para o pessoal que compareceu a palestra, em 21/09/2011, no Hospital São Lucas.
Informamos que para mês de novembro, em 16/11/11, quarta feira, às 9 horas, também já foi programada a palestra que a SATI promoverá no Hospital Sao Lucas. A convidada foi a Dra. Glaúcia Baeta, da Clínica do Sono, que abordará o tema "Sono x Melhor Idade", quando teremos preciosas informações sobre o diagnóstico e o tratamento dos distúrbios do sono.  

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Conselho Comunitário de Segurança de Copacabana e Leme - CCSCL

Abertura da reunião do Conselho Comunitário de Segurança pelo presidente Horácio Magalhães, tendo ao lado o Cel Lima Castro - Inspetor Geral da GM-Rio e o T.Cel. PM Cládio Costa de Oliveira - Comandante do 19º BPM. Também aparecem na sequencia o administrador da V RA - Raphaél Gattás e o TCel BM André - Comandante do 17º GBM.
Em 20/09/11, no auditório do 19º BPM - Rua Figueiredo Magalhães, 550, aconteceu a reunião mensal do CCSCL, que teve como convidado especial o Cel PM Lima Castro, Inspetor Geral da GM-RIO, que informou sobre a UOP (Unidade de Ordem Pública) de Copacabana. Por falta de local no bairro ela não ficará dentro do recorte de Copacabana, mas na Unidade localizada na Rua Bambina, em Botafogo. Serão lotados 175 guardas para atuar num recorte do bairro de Copacabana. Eles vão atuar diuturnamente, sete dias por semana, durante 24 horas por dia. Até 20/12 será feita a implantação da UOP de Copacabana. A GM vai colher subsídios junto a comunidade e será feita uma pesquisa com três ondas, sendo a 1ª antes do início da operação e a terceira depois de implantada a UOP. O recorte é para se poder atuar diretamente no foco do problema. O projeto “Rio em Ordem” terá reuniões semanais e mensais para acompanhamento e avaliação do processo. A UOP será um programa de estado e não um programa de Governo. Esperam ajuda dos moradores do bairro. Seguem uma metodologia que permite o acompanhamento das ações e pediu que se passem as demandas para o Conselho Comunitário de Segurança para atuarem no foco. O Inspetor Márcio foi seu indicado para a chefia da 2ª IGM e precisa do apoio da comunidade. Todo guarda municipal terá um smartphone, o que permite seu monitoramento em mapa, e poderá assim, ser deslocado o guarda mais próximo do local para atender uma ocorrência. A Guarda Municipal vai interagir com os demais orgãos da Prefeitura enviando fotos de situações que precisam de conservação e outras ações. Das 198 metas definidas pela Prefeitura para as Secretarias a GM-Rio terá 3 metas a perseguir e, assim, haverá um melhor controle da qualidade do serviço prestado.
A comunidade aguarda ansiosa pela implantação da UOP de Copacabana e esperançosa de que após sua entrada em operação a GM consiga melhorar substancialmente seu desempenho na manutenção da ordem publica nos bairros de Copacabana e Leme.
Ao final da reunião aconteceu uma festa surpresa para comemorar o aniversário do Cel. Lima Castro, com direito a bolo de aniversário e a uma animada confraternização.
A próxima reunião do Conselho Comunitário de Segurança de Copacabana e Leme - CCSCL, será em 18/10/11, terça feira, as 18 horas, no auditório do 19º BPM - Rua Figueiredo Magalhães, 550, em Copacabana. 
As associações, síndicos e moradores do bairro estão convidados.


sábado, 1 de outubro de 2011

ATIVIDADES SATI - SETEMBRO 2011

 Sexta Musical, em 09/09/11, no Clube Israelita Brasileiro com a participação da cantora Maria Nydia e o cancioneiro Antonio Moreira e grande presença do nosso Grupo Amigas da Terceira Idade, numa parceeria do CIB com a SATI.

Nossa Diretora Cultural Yvonne Dantas demonstra seus dotes de cantora acompanhada pelo músico Antonio com seu violão.
Sexta Cultural, em 02/09/11, quando teve início a parceria SATI e CIB, tendo o presidente do CIB Altamiro Zimerfogel (Miro) feito a apresentação do projeto "Grupo Amigas da Terceira Idade, pelo qual todas as sextas feiras, com início as 14 horas e término as 17 horas, teremos eventos destinados para a turma da terceira idade, nas dependencias do CIB. O ingresso é gratúito e ainda haverá um lanche de confraternização para maior interação social do grupo. A parte assistencial será feita com a arrecadação de sabonetes, pasta e escova de dentes que serão destinadas a pessoas carentes que se encontram em hospitais, abrigos e casas de apoio a terceira idade. Será formada uma comissão de senhoras do grupo da terceira idade para fazer as visitas e a entrega das doações. Na foto o presidente "Miro" tendo ao lado a professora, declamadora e poeta Denise Teixeira que realizou excelente palestra sobre "Vinicius de Morais", acompanhada pelo músico Antonio Moreira. Foi uma concorrida e animada palestra a qual se seguiu um lanche oferecido pelo CIB. 
Sexta Saúde, em 16/09/11, com a palestra do médico ortopedista Dr. André de Souza Lima, sobre o tema "Osteoartrose e Qualidade de Vida", com muita orientação sobre saúde. Osteoartrose é uma doença articular difusa. O quadro clínico apresenta os seguintes sintomas: dor, limitação do movimento, edema articular (derrame), crepitação (estalos) e deformidades de articulações. Os exames para diagnósticos são: radiografia, tomografia computadorizada, imagem de ressonância magnética e exames laboratoriais. Para se manter a qualidade de vida é preciso: exercícios físicos regulares, cuidado com o seu peso, alimentação, flexibilidade e alongamento, postura e ergonomia no trabalho. O tratamento pode ser medicamentoso e cirúrgico. Quando operar: dor intratável, qualidade de vida ruim, dependência de terceiros e indivíduo em idade produtiva. O Dr. André é membro titular da Sociedade Brasilera de Ortopedia e Traumatologia, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Quadril e membro da Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos