CUIDE BEM DE SEUS OLHOS
“O olho é a janela do corpo humano” (Leonardo da Vinci)
Nossos olhos, apesar de pequenos, possuem um “sistema” extremamente complexo para que possamos VER.
Existem diversos impedimentos para uma visão adequada, desde problemas relacionados à necessidade de óculos, como doenças que afetam partes do olho dificultando ou impedindo a visão reversível ou irreversivelmente.
Em alguns casos o diagnóstico precoce é a chance para o controle ou tratamento da doença.
Quando estamos em atenção, lendo, estudando, assistindo a um filme, ou no computador, tendemos a piscar menos. O fechamento das pálpebras (piscar) promove a lubrificação dos olhos, portanto quando piscamos menos surgem os sintomas de ardência, lacrimejamento e prurido ocular. Muitas vezes a qualidade da lágrima não é adequada. Além disso, ambiente com baixa umidade e uso de ar condicionado também pioram estes sintomas.
A catarata é a uma das doenças oftalmológicas de maior incidência no mundo. Causa embaçamento da visão podendo progredir e chegar à cegueira. Porém se trata de uma cegueira reversível. Uma vez que se realiza a cirurgia da remoção da catarata e se implanta uma lente intra-ocular, se restabelece a visão.
Já o glaucoma é uma doença progressiva que pode levar à uma cegueira irreversível. É caracterizado pelo aumento da pressão intra-ocular associado à degeneração do nervo óptico e alteração do campo visual. Neste caso, o quanto antes for iniciado o tratamento maior possibilidade de preservação da visão. O tratamento pode ser através de uso de colírios diariamente ou em casos onde o controle da pressão intra-ocular é mais difícil, através de cirurgia.
Para manutenção da saúde ocular é necessário que se faça consultas com oftalmologista freqüentemente.
A prevenção é sempre o melhor para uma saúde duradoura.Cuide bem se de seus olhos, a vida guarda muitas coisas para você viVER
NOC - Núcleo de Oftalmologista de Copacabana
Dra Juliane Moledo de Siqueira
Médica oftalmologista
Diretora do Núcleo de Oftalmologia de Copacabana
www.nocrio.com.br
Tel.: 2521-1914
Nenhum comentário:
Postar um comentário