terça-feira, 5 de novembro de 2013

CONSELHO COMUNITÁRIO SEGURANÇA COPACABANA - OUTUBRO / 2013

Em 15/10, após abertura da reunião pelo presidente do conselho - Dr. Horácio Magalhães, que apresentou os componentes da mesa e passou ao tema inicial, que tratou da 18ª Parada GLBT (Gays, Lésbicas, Bisexuais e Transgêneros), acontecida no domingo, 13/10, na Av. Atlântica. Com a palavra o T Cel Belloni, comandante do 19º BPM, informando sobre o planejamento feito com base em eventos passados, que se conseguiu evitar alguns problemas.
Acompanhou pessoalmente o desfile, onde formam apreendidos 15 menores que estavam furtando os participantes da parada.
Cobriram todo o bairro onde, fora da região da orla, não foram registrados casos de furtos e
roubos. Não ocorreram brigas e outras violências, como aconteceu neste tipo de evento em outras cidades (Caxias, Niterói).

O delegado titular da 12ª DP, Dr. William, informando que na 12ª DP foram registradas 42 ocorrências envolvendo este evento e que se prepararam até além da demanda.
O delegado titular da 13ª DP, Dr. Gilberto, sobre o registro de 30 ocorrências neste dia, nem todas relacionadas ao evento.
A seguir o Cap. PM Macedo abordou o tema “população de rua” com os dados estatísticos da situação no bairro. A origem das crianças e adolescentes que estão sendo acolhidos no bairro ficou na dependência de informações da assistente social da SMDS, que não compareceu a reunião do Conselho.
Sobre o resultado operacional do 2º semestre de 2013 do 19º BPM, julho a setembro. As “letalidades violentas” ficaram dentro da meta, com uma ocorrência, “roubo de veículos” ficou abaixo da meta, com zero ocorrência e “roubos de rua” ficaram acima da meta (51), com 78 ocorrências.
Os roubos de rua têm maior incidência aos domingos, em relação aos demais dias da semana, e no período noturno, em relação aos demais períodos - manhã, tarde e madrugada.
Ações com serviço de moto-patrulha e viaturas na divisa da área com Ipanema, com redução prevista de 50% para roubo de rua de outubro, em relação a setembro.
Comboios aos finais de semana e, a partir de agora, diariamente, percorrendo as ruas.
Outro dado que tem diminuído é o roubo a estabelecimento comercial, que caiu de seis em agosto, para zero em setembro.
Um estudo mais completo sobre população de rua ficou para o próximo mês, na espera de dados da SMDS, pela assistente social que acompanha estas operações.
Com a tática de comboio de viaturas, sábados e domingos, com 3 ou 4 carros, com 4 policiais na guarnição, de manhã, a tarde e a noite, e a regularidade desta ação, acredita que os benefícios serão logo alcançados, com impacto na redução dos furtos e roubos de rua.
Depois será estendido para os dias da semana, já em outubro.
O T.Cel. Belloni questionando sobre a realização de 2 ou 3 eventos no mesmo dia, com demanda da Polícia Militar, que fica prejudicada para atender e da necessidade de se organizar melhor este planejamento, evitando esta sobreposição de grandes eventos.
Daniel Orsi, da Subprefeitura, sobre reunião havida com o subprefeito Bruno Ramos e que vão intensificar as operações de acolhimento em Copacabana, devido o aumento da população de rua.
Rafael Cardoso, da V RA, alertando sobre o uso de receitas falsas pela população de rua e do apoio de moradores com alimentos e roupas, facilitando a permanência destas pessoas na rua.
A SATI elogiou o 19º BPM e as DP’s pelas ações de ostensividade, com os comboios de viaturas e as moto-patrulhas, que estão dando uma sensação de segurança aos moradores e que precisam ser estendidas para todos os dias da semana e serem continuadas.


Da esquerda para a direita: Cardoso - V RA, Dr. William - delegado titular 12ª DP, T Cel. PM Belloni Comandante do 19º BPM, Dr. Horácio Magalhães - presidente do Conselho, Dr. Gilberto - delegado titular 13ª DP e Daniel Orsi - Subprefeitura Zona Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário